Risos, muito boa a ilustração!
Entre e sinta-se à vontade, espero que eu lhe seja útil de alguma forma. Guilherme Canellas - PU1STF - PX1W7988 - 3LV71 - Estação Mestre dos Magos
terça-feira, 20 de março de 2012
sábado, 17 de março de 2012
IARU Cita Brasil em alerta sobre clandestinos na banda dos 10 Metros
IARU (International Amateur Radio Union - União Internacional de Rádio Amdores)
Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira
Recebi do PY5WG, Eduardo Sonnberger, a notícia abaixo. Infelizmente o Brasil é o único país citado diretamente no alerta. É um problema que até mesmo eu, há menos de 30 dias de volta no HF, já percebi ser um problema epidêmico. A região de Americana-SP está infestada de clandestinos usando a banda dos 10m, principalmente em FM. São entregadores de gás, caminhoneiros, e toda uma gama de usuários comerciais de empresas de fundo de quintal. Empresas sérias não usariam rádios clandestinos para suas comunicações. Eu estava tentando um contato em CW dia desses e fui literalmente atropelado por uma transmissão FM no segmento onde isso não poderia ocorrer. Eram entregadores de gás da cidade vizinha Santa Barbara D´Oste – SP.
Eu não consigo ver num futuro próximo essa situação melhorando. A Anatel, que deveria fiscalizar o espectro, não o faz. Não vem ao caso se a razão é falta de pessoal ou simplesmente má gestão. A verdade é que a Anatel é ineficiente, ausente, e como qualquer órgão público brasileiro, deixa muito a desejar.
Uma saída seria nós radioamadores, com nosso conhecimento técnico, nos unirmos, identificarmos os clandestinos e prestarmos queixas na Anatel, que por sua vez tiraria as estações clandestinas do ar. Mas isso é sabido que não funciona. É de conhecimento geral que se você radioamador prestar queixas, será o primeiro a ser fiscalizado, e fiscais despreparados vão encontrar qualquer detalhe errado em sua estação, e o tiro sairia pela culatra. Ou seja, a Anatel não é nosso amiga, aparentemente é nossa inimiga. Eles devem odiar radioamadores, só devem gostar mesmo da receita gerada pelo Fistel que pagamos.
Portanto, a não ser que alguém apareça com uma solução mágica, vamos cada vez mais ser mal vistos pelo comunidade mundial dos radioamadores por conta das mazelas do nosso governo. Governo é claro, que saiu do povo brasileiro.
ALERTA DA IARU
A edição de Outubro do Sistema de Monitoramento da IARU (IARUMS) reporta que a situação de instrusos em 28 MHz está piorando.
Ela diz “Encontramos tráfego semelhante a Faixa do Cidadão (AM, FM, SSB) entre 28 MHz e 29,7 MHz no mês de Setembro de 2011. Origem: Europa, Brasil e países distantes do Oeste. Além disso, observamos a banda congestionada por motoristas de táxis em FM. Os problemas nas bandas mais altas estão aumentando, e percebemos o “Apocalipse” em nossa banda exclusiva”.
O documento também descreve interferências em 24 MHz de radares Codar e operadores “Faixa do Cidadão”.
O documento do Sistema Internacional de Monitoramento da União de Radioamadores (IARUMS) da região 1 pode ser lido através do link:
http://www.iarums-r1.org/iarums/news2011/news1110.pdfNão se esqueça do Log dos Intrusos!
O Log dos Intrusos é livre para todos os usuários do mundo. Você pode informar a observação de clandestinos em modo tempo real! Não se esqueça de usar esse sistema para informações de qualquer parte do mundo e sempre!
http://peditio.net/intruder/bluechat.cgiMonitore as bandas de ondas curtas online através dos receptores SDRr:
http://www.websdr.org/
Sistema de Monitoramento IARU
http://www.iaru-r1.org/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=39&Itemid=8
**Texto original do site Clube de Radioamadores de Americana
http://www.cram.org.br/wordpress/?p=3527
terça-feira, 13 de março de 2012
Tecnologia D-Star e Repetidoras
O que é D-Star?
| |||||
**Do site "D-Star Brasil"
Campinas e Rio entram na era D-star
Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira
PY2KAA Campinas entra no ar
Mais uma repetidora D-Star entra em operação e amplia a cobertura da modalidade digital no Brasil. Projeto idealizado hà dois anos, foi concluido neste último final de semana, 26/02/2012. A repetidora analógica de VHF do grupo POVAO, PY2KAA, que operava na frequência de 146.870 MHz (CTCSS 82.5 Hz) foi substituída por uma digital D-Star.
Instalada em Valinhos, vizinha de Campinas, a quase 1000m de altura, fica num local privilegiado com abertura total para a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Vai proporcionando cobertura digital para a região mais populosa do interior do estado de São Paulo.
Como todas as outras repetidoras D-Star do Brasil, a PY2KAA passa a operar 24 horas ligada ao reflector brasileiro, dando acesso a 8 diferentes repetidoras em várias regiões do país.
Para operar a nova repetidora, estando em sua área de cobertura, a configuração em seu equipamento deve ser:
YOUR: CQCQCQRPT1: PY2KAA C
RPT2: PY2KAA G
Participaram da implantação da PY2KAA:
PU2LAA – Junior Zappia – PresidentePU2UBL – Edson – Diretor Patrimonial
PY2FI – Fabio – Conselho Diretor
PY2JF – João Roberto – Vice-Presidente
PY2LEU – Leo
PY2RJ – Beto – Diretor Técnico
Mensagem em vídeo de PY2FI – Fabio, mantenedor da PY2KAA:
Rio de Janeiro na era digital
Graças a um acordo colaborativo entre o CRAM e a AMRASE, e já está em fase de implantação, o Rio de Janeiro contará com uma repetidora D-Star com cobertura privilegiada para toda a região metropolitana. Será instalada temporariamente no morro da Viração, e assim que vencida a burocracia governamental, vai definitivamente para o pico do Couto. A frequência de operação será UHF 439.850 MHz e o indicativo PY1URE. A configuração deverá ser:
YOUR: CQCQCQ
RPT1: PY1URE B
RPT2: PY1URE G
RPT1: PY1URE B
RPT2: PY1URE G
A previsão é que a nova repetidora inicie operações dentro dos próximos 30 dias. Se você já possui equipamento compatível D-Star, faça já seu registro e esteja apto para operar assim que ela entrar no ar. O sistema D-Star exige que o radioamador esteja registrado em pelo menos uma repetidora do sistema para que possa acessar qualquer uma delas em qualquer lugar do mundo. Para registrar basta acessar o link abaixo, preencher seus dados e fazer upload da cópia de sua licença de radioamador.
Obs: Sem o registro o radioamador não conseguirá nem mesmo acionar a repetidora, portanto não deixe de se registrar.
Em breve teremos a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e muitos turistas radioamadores do mundo todo poderão desfrutar de comunicação D-Star com seus países usando um simples HT. Se ainda não tem um rádio D-Star, é bom providenciar um para não ficar de fora dessa diversão.

Cobertura D-Star no estado de São Paulo
Mais repetidoras D – Star previstas para o primeiro semestre de 2012. Hoje temos cobertura para operação móvel que vai do litoral de São Paulo até Araras, ao longo das Rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Mas estamos trabalhando para levar a cobertura ao longo da rodovia Anhanguera até Franca.
Veja no mapa abaixo a cobertura atual (verde), e a ampliação (amarelo):
Essa cobertura é aproximada para uso móvel, e pode variar. Estações base com boas antenas poderão acessar as repetidoras a distâncias bem superiores. Já conseguimos contatos com distância superiores a 150Km de radioamadores com antenas direcionais.
quarta-feira, 7 de março de 2012
DX - Longa Distância
Gostaria de agradecer aqui pelo QSO de longa distância, ao Justin 29WW787 rádio-operador da cidade de Dundalk, ao norte de Dublin, Irlanda. Decidi registrar aqui o que pra mim foi um recorde de distância, não tinha feito nada parecido até agora, aproximadamente 9.160 Kilômetros! Sinal bem forte, entre 5 e 7, superando a pile-up que se forma normalmente em propagação aberta, o Justin usa 2 antenas direcionais em uma torre de 20 metros no seu QTH nas montanhas.
*Wish to thanks Justin 29WW787 for DX, an radio operator from Dundalk, Ireland. I want to leave an register of QSO, it was a personal long distance record, dont come close to it yet, about 5.670 Miles! Strong sinal 5 by 7, outstanding pile-up transmissions commonly found when a propagation turn comes, Justin uses directive antennas in a 60 feet tower on your Mountains QTH Location.
Assinar:
Comentários (Atom)

