terça-feira, 13 de março de 2012

Tecnologia D-Star e Repetidoras

 O que é D-Star?

DSTAR significa: Digital Smart Technologies for Amateur Radio sua tradução é perto de: Tecnologias Digitais Inteligentes para o Radio Amador. Utiliza um protocolo desenvolvido pela J.A.R.L. (japonês) e a ICOM começou a fabricar os equipamentos utilizando esse protocolo.

DSTAR é uma nova modalidade para radioamadores de transmissão digital onde permite a comunicação de Voz e Dados. Na pratica a comunicação em VOZ não é tão eficiente quanto a comunicação analógica, devido a perda do timbre da voz causado pela compressão utilizada no DSTAR, alem dessa modalidade exigir uma transmissão firme sem muitas variações para não perder os pacotes, mais por outro lado, por se tratar de sistema de comunicação digital permite que radioamadores utilizem muitas outras funcionalidades inovando o radioamadorismo.

Essas inovações são: Permitir se conectar com repetidoras na rede mundial de DSTAR; Permitir chamar um amigo pelo indicativo, mesmo sem saber por qual repetidora ele esta (o sistema ira chamá-lo na ultima repetidora que ele utilizou); Conectar em salas de diferentes assuntos, linguagem e região, essas salas são conhecidas aqui no DSTAR como REFLETOR; Outra funcionalidade é a transmissão da posição através do GPS conectado ao radio (como no APRS, só que aqui no DSTAR é chamado de DPRS).

A comunicação de VOZ e DADOS no D-Star é feita em quatro categorias e elas são conhecidas como: DV (Digital Voice): Utilizado nos equipamentos de VHF e UHF, ou seja, a comunicação é transmitida com 3K6 para a VOZ e 1k2 para os dados e é possível utilizar os dois simultaneamente. DD (Digital Data): Utilizada apenas nos equipamentos de 1.2 GHz transmite dados até 128 Kbps. Permitindo ligar o radio IC-ID1 em um notebook e navegar pela internet.

O modo DD em 1.2 GHz é destinado os dados para se navegar a 128 Kbps em 1.2 GHz que é a velocidade final nesse modo de operação. O equipamento utilizado nesse modo de operação é o IC-ID1 sendo o maior atrativo de acessar a internet GRÁTIS sem nenhum custo adicional.

Todos os repetidores D-Star possuem os seguintes componentes para sua operação: modulo CONTROLADORA: Permite conectar ate quatro modulo de radio, que são divididas em: VHF, UHF, 1.2 GHz e o modulo de dados (DD) 1.2GHz. É nesse equipamento que fazemos as configurações do repetidor como: indicativo, IP'S, etc. Também é esse equipamento que se conecta ao gateway via ethernet para as demais funcionalidades do D-Star.

Nem todos os proprietários e mantenedores disponibilizam os quatro meios de comunicação por fatores que vão de condição financeira ao completo desinteresse por esta ou aquela banda de operação. Porem é obvio que um sistema completo é muito mais atraente aos usuários pelo fato de possibilitar a todos qual o melhor modo de operação.

**Do site "D-Star Brasil"  



 

Campinas e Rio entram na era D-star


Publicado 28. fev, 2012 por PY2JF como D-Star, Repetidoras


Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira
PY2KAA Campinas entra no ar
Mais uma repetidora D-Star entra em operação e amplia a cobertura da modalidade digital no Brasil. Projeto idealizado hà dois anos, foi concluido neste último final de semana, 26/02/2012. A repetidora analógica de VHF do grupo POVAO, PY2KAA, que operava na frequência de 146.870 MHz (CTCSS 82.5 Hz) foi substituída por uma digital D-Star.
Instalada em Valinhos, vizinha de Campinas, a quase 1000m de altura, fica num local privilegiado com abertura total para a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Vai proporcionando cobertura digital para a região mais populosa do interior do estado de São Paulo.
Como todas as outras repetidoras D-Star do Brasil, a PY2KAA passa a operar 24 horas ligada ao reflector brasileiro, dando acesso a 8 diferentes repetidoras em várias regiões do país.
Para operar a nova repetidora, estando em sua área de cobertura, a configuração em seu equipamento deve ser:
YOUR: CQCQCQ
RPT1: PY2KAA C
RPT2: PY2KAA G
Participaram da implantação da PY2KAA:
PU2LAA – Junior Zappia – Presidente
PU2UBL – Edson – Diretor Patrimonial
PY2FI – Fabio – Conselho Diretor
PY2JF – João Roberto – Vice-Presidente
PY2LEU – Leo
PY2RJ – Beto – Diretor Técnico
Mensagem em vídeo de PY2FI – Fabio, mantenedor da  PY2KAA:
Rio de Janeiro na era digital
Graças a um acordo colaborativo entre o CRAM e a AMRASE, e já está em fase de implantação, o Rio de Janeiro contará com uma repetidora D-Star com cobertura privilegiada para toda a região metropolitana. Será instalada temporariamente no morro da Viração, e assim que vencida a burocracia governamental, vai definitivamente para o pico do Couto. A frequência de operação será UHF 439.850 MHz  e o indicativo PY1URE. A configuração deverá ser:
YOUR: CQCQCQ
RPT1: PY1URE B
RPT2: PY1URE G
A previsão é que a nova repetidora inicie operações dentro dos próximos 30 dias. Se você já possui equipamento compatível D-Star, faça já seu registro e esteja apto para operar assim que ela entrar no ar. O sistema D-Star exige que o radioamador esteja registrado em pelo menos uma repetidora do sistema para que possa acessar qualquer uma delas em qualquer lugar do mundo. Para registrar basta acessar o link abaixo, preencher seus dados e fazer upload da cópia de sua licença de radioamador.
Obs: Sem o registro o radioamador não conseguirá nem mesmo acionar a repetidora, portanto não deixe de se registrar.
Em breve teremos a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e muitos turistas radioamadores do mundo todo poderão desfrutar de comunicação D-Star com seus países usando um simples HT. Se ainda não tem um rádio D-Star, é bom providenciar um para não ficar de fora dessa diversão.

Cobertura D-Star no estado de São Paulo
Mais repetidoras D – Star previstas para o primeiro semestre de 2012. Hoje temos cobertura para operação móvel que vai do litoral de São Paulo até Araras, ao longo das Rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Mas estamos trabalhando para levar a cobertura ao longo da rodovia Anhanguera até Franca.
Veja no mapa abaixo a cobertura atual (verde), e a ampliação (amarelo):

Cobertura D-Star móvel
Essa cobertura é aproximada para uso móvel, e pode variar. Estações base com boas antenas poderão acessar as repetidoras a distâncias bem superiores. Já conseguimos contatos com distância superiores a 150Km de radioamadores com antenas direcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário